quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Carro na Enchente

Seguro de Automóveis pode cobrir prejuízos com enchentes
Carro na água tem cobertura se o seguro for total e não houver imprudência ou negligência do condutor, ressarcimento é garantido. Com a chuva que não para, todo mundo está sujeito a ver o seu carro total ou parcialmente embaixo d água. Pra quem tem seguro, porém, há um consolo: as empresas são obrigadas a dar cobertura para este tipo de ocorrência, salvo algumas exceções.

Todos os anos, o número de sinistros (acionamento do seguro após algum acidente) ocasionados pela chuva aumentou entre 20% e 25%, segundo o Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo). Desde que o seguro do carro seja total, qualquer tipo de alagamento estará automaticamente coberto e poderá ser pleiteado junto à seguradora. Exceto em casos de negligência, onde o motorista entra na enchente de propósito, o seguro cobre todas as outras ocorrências relacionadas ao problema.

Como exemplo de negligência, eu posso citar o caso real de um policial militar de São Paulo que proibiu um motorista de avançar com o carro em uma região alagada mas mesmo assim, o motorista insistiu, entrou no local e o carro ficou totalmente danificado. O policial fez o boletim de ocorrência, especificando que havia proibido o motorista de avançar mas que foi desobedecido.

NEGLIGÊNCIA. Neste caso, a seguradora pode se recusar a pagar pelos danos, e é muito pouco provável que essa decisão seja revertida, mesmo judicialmente, já que foi caracterizada a negligência inclusive com registro num documento oficial, que é o boletim de ocorrência.

Mas com exceção de casos como este, em que a negligência ou imprudência do motorista sejam comprovadas com testemunhas ou com o registro de alguma autoridade, a seguradora pagará todos os incidentes ocasionados por água da chuva.

As diferenças entre os casos são sutis, é verdade. Por exemplo: se uma via está inundada, mas todos os carros passam e só o seu fica, não se trata de imprudência. Por outro lado, se nesta mesma via apenas caminhões conseguem passar e ninguém mais teve sucesso na tentativa, e você insiste em atravessar o local, se houver testemunhas, a seguradora pode alegar que foi cometida uma imprudência e não pagar nada.

Nesta situação, o motorista agravou o risco - atitude equivalente, por exemplo, a parar o carro à noite em um lugar deserto com as portas abertas e a chave no contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário