segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dinheiro e relacionamento amoroso

Mulheres com salário maior que o do companheiro podem encarar conflitos no relacionamento. Saiba como evitá-los
 


Entenda a situação
As mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho e cada vez mais ocupam cargos de destaque e igualdade salarial. Essa situação cultural é relativamente recente e, infelizmente, ainda existem homens machistas.

Quando uma mulher se sobressai profissionalmente e começa a ganhar mais do que o marido, em alguns casos passa a enfrentar um problema sério em casa.

Resultado: alguns homens tem dificuldade em aceitar o fato. Muitos se sentem humilhados, diminuídos ou ameaçados e reagem das mais diferentes maneiras. Enquanto uns ficam deprimidos, outros passam a agredir verbalmente a parceira.

Para evitar esse tipo de problema, é importante ter maturidade nas brigas envolvendo dinheiro. Confira abaixo algumas das discussões mais comuns na vida de um casal nessa situação e veja como a mulher deve agir para minimizar os conflitos.

Saiba como agir
Se a sua intenção é manter o casamento e ajudar seu marido a progredir, é preciso ser cautelosa com as palavras. Veja como agir em algumas situações que costumam dar origem a brigas:

Quando ele disser: "Você não tem mais tempo para a família, só vive para trabalhar. As crianças estão largadas."
Sua resposta deve ser: "Se meu patrão me pede para fazer horas extras, preciso ficar, porque não posso correr o risco de ser demitida."
Nunca diga: "Lógico, quem bota dinheiro em casa sou eu. Se eu não trabalhar, vamos morrer de fome. Você não consegue enxergar isso?"

Quando ele disser: "Estou me sentindo péssimo por não conseguir uma promoção e estar marcando passo nesse emprego."
Sua resposta deve ser: "Tenha calma. Vamos começar a pensar numa forma de você mudar de ramo ou ter uma renda extra."
Nunca diga: "Já não era sem tempo, pois a fila anda. Acomodado desse jeito, nunca vai sair do lugar."

Quando ele disser: "Se meus amigos descobrirem que você ganha mais do que eu, serei motivo de chacota."
Sua resposta deve ser: "Que bobagem! Você deveria se orgulhar por ter uma mulher trabalhadeira ao seu lado."
Nunca diga: "Verdade. Duvido que as esposas deles também tenham que ralar para manter a casa."

Quando ele disser: "Sua mãe me humilha porque sabe que ganho pouco. Não agüento mais essa situação."
Sua resposta deve ser: "Vou conversar com ela e pôr um ponto final nisso. Ninguém tem nada a ver com a nossa vida."
Nunca diga: "É que, quando eu era solteira, tinha tudo do bom e do melhor. Mãe só quer o bem dos filhos."

Quando ele disser: "Você está indo ao supermercado? Se não for pedir muito, traz aquela cervejinha que eu gosto?"
Sua resposta deve ser: "Tenho uma lista enorme e o dinheiro está curto. Mas vou tentar comprar pelo menos duas latas, está bem?"
Nunca diga: "Era só o que faltava! O dinheiro mal dá para a compra do mês. Para mim, nunca compro nada."

Quando ele disser: "Puxa vida, mais uma roupa nova? A gente não está podendo ter esses luxos, não! Olha os trapos que eu uso."
Sua resposta deve ser: "Eu quis me dar esse presente e gostaria que você respeitasse. Não vai faltar nada em casa, fique tranqüilo."
Nunca diga: "Pois é, esse luxo é para quem pode. Graças a Deus eu tenho o MEU dinheiro para gastar no que EU quero."

Quando ele disser: "Não sei, às vezes parece que você gosta dessa situação de ganhar mais do que eu. Você quer me diminuir, é isso?"
Sua resposta deve ser: "De jeito nenhum. Sou sua mulher e estou ao seu lado, não sou sua adversária. Você precisa me enxergar como parceira."
Nunca diga: "Então você acredita que eu quero competir para ver quem ganha mais e é melhor? Além de tudo o que faço, ainda tenho que ouvir isso!"

Evite conflitos
Esse tipo de situação pode despertar no homem um sentimento de incapacidade por achar que a esposa é mais talentosa do que ele. Como conseqüência, ele passa a dizer frases que refletem sua falta de autoconfiança e que podem dar margem a brigas. Outras vezes, a frustração atinge a mulher, afinal, aquele homem que ganha pouco está longe de ser o príncipe maravilhoso que ela idealizou quando se casou.

Esses conflitos vão desgastando a vida conjugal. Para preservar o casamento, você deve se perguntar: "Como posso aproveitar essa relação com as coisas boas que ela me traz?" É preciso tomar muito cuidado para um não ficar cutucando o outro o tempo todo.

Uma boa conversa, em que cada um revele suas insatisfações, é fundamental para os dois combinarem um jeito de voltar a se entender. Evidentemente, esse diálogo deve acontecer num momento de calmaria, nunca no calor de uma discussão, e sempre longe dos filhos. E lembre-se: em hipótese alguma se sinta culpada e desista do seu trabalho. Valorize seu talento procurando progredir cada vez mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário